segunda-feira, 9 de julho de 2007

Richie Kotzen

Outro músico que ouvi esses dias quando voltei a olhar minhas músicas foi o esse guitarrista. Richie Kotzen.

Respeitadíssimo no meio musical, Kotzen ficou mais conhecido quando entrou na banda de rock Poison aos 21 anos. Mais tarde, foi demitido da banda por problemas pessoais. Em 1999, substituiu o grande guitarrista Paul Gilbert na banda de hard rock Mr. Big onde foi de grande contribuição nas composições da banda até o término desta em 2002. Nesse meio tempo, desde 1989 lançou vários álbuns solos com seu trabalho.

O guitarrista pode ser considerado como eclético, graças a trabalhos de diversas ênfases diferentes. Em Inner Galactic Fusion Experience (1995) pode-se perceber sua grande influência pelo jazz-rock (fusion) onde deixa claro sua técnica e criatividade. O oposto disso pode-se notar no álbum Change (2003) onde este mostra ótimas composições mais próximas ao estilo pop/rock, e onde também este canta.

Somados a estes, ainda existem diversos outros álbuns lançados por ele dos quais eu conheço: Mother Head's Family Reunion (1994), Break It All Down (1999), Get Over It (1999) e Actual Size (2002) com o Mr. Big, e Get Up (2004).
Kotzen em show de abertura dos Rolling Stones durante turnê
A Bigger Band 2006
(Foto do site oficial)


Considero-o ótimo compositor e por este ter uma discografia grande e variada é difícil defini-lo em algumas músicas, por isso aconselho que ouçam dois ou três álbuns dele.

Entretanto, não poderia deixar de falar de uma ou outra música. Stark (Inner Galactic Fusion Experience) pra quem já tem noções e curte músicas mais complexas, ótimos solos, ótima harmonia. Change e Shine (Change) são as baladinhas mais pop´s desse álbum, mas muito boas e com ótimas letras (inclusive escrevi sobre a letra de Change no meu outro blog). Curiosidade a parte, há também uma versão de Shine com o Mr. Big.

Em seu site, é disponibilizado as músicas dos últimos para audição. Então, fica aí mais uma dica, conheçam um pouco do trabalho desse músico.
Um abraço.

Nenhum comentário: